Palestrantes - CONGRESSO BRASILEIRO DE SEXUALIDADE HUMANA

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Palestrantes

Alessandra Diehl
Psiquiatra e Educadora Sexual. Mestre e Doutora pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Especialista em Dependência Química (UNIFESP) e Sexualidade Humana (USP).





Alexandre Fornari
Urologista, membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia, Mestrado em Ciências da Saúde pela UFCSPA, Coordenador do ambulatório de disfunções miccionais da Santa Casa de Porto Alegre, Presidente da Soc. Brasileira de Urologia Seccional-RS.





Ana Cristina Canosa
Psicóloga, profissional em educação sexual e terapia sexual. Especialista em sexualidade humana pela Sociedade Brasileira de Sexualidade Humana (SBRASH). Diretora e coordenadora editorial da Revista Brasileira de Sexualidade Humana (uma publicação da SBRASH). Coordenadora do curso de pós-graduação em educação sexual do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL). Comunicadora e apresentadora.




Arnaldo Barbieri Filho
Psiquiatra em Ribeirão Preto-S.P. com Especialização em Sexualidade Humana pela SBRASH e pela Faculdade de Medicina da USP de São Paulo (FMUSP-SP). Professor Colaborador da Pós Graduação em Sexualidade Humana da FMUSP-SP. Professor de Psiquiatria da Faculdade de Medicina Barão de Mauá de Ribeirão Preto. Membro da Comissão Científica do XVI Congresso Brasileiro de Sexualidade.





Ana Maria Fonseca Zampieri
Pós-doutorada em Psicologia Clínica. Terapeuta sexual de casais e de EMDR. Psicotraumatóloga e Psicodramatista. Diretora de Ciências da F&Z Assessoria e Desenvolvimento em Educação e Saúde Ltda e da ABRAPAHP. Tem livros e artigos nacionais e internacionais publicados.






Breno Rosostolato
Psicólogo e educador sexual (UNISAL), arte-terapeuta (Univ. São Judas) e hipnoterapeuta(PUC-SP). Integrante do grupo de estudos em sexualidade (UNISAL/CNPq). Conferencista e escritor. Cofundador da LovePlan, imersão de casais.





Cida Lopes
Sexóloga, Educadora Sexual, Terapeuta Cognitiva, Professora de Cursos de Pós-Graduação e Especialização em Sexologia e Sexualidade na infância e adolescência, Coordenadora do Curso de Formação em Sexologia Clínica e Autora de livros sobre Sexualidade Humana.







Cristiane Carboni
Fisioterapeuta pélvica. Mestre em Reabilitação do Assoalho Pélvico pela Universidade de Barcelona/UB. Mestre em Ciências da Reabilitação pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre/UFCSPA. Coordenadora da pós graduação de fisioterapia pélvica da faculdade Inspirar Porto Alegre. Doutoranda em Ginecologia e Obstetrícia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul/ UFRGS  Especialista em saúde da mulher/ CREFITO. Especialista em Sexualidade humana na área da educação/ SBRASH




Cristina Werner
Psicóloga Clínica e Jurídica, Mestre em Psicologia Clínica pela PUC/Rio; Terapeuta Sexual e Educadora Sexual pelo Persona/SBRASH, Terapeuta de Casal e Família, Terapeuta de EMDR e Brainspotting. Presidente do Instituto de Pesquisas Heloisa Marinho (IPHEM). Vice-Presidente da Associação Brasileira de Tratamento das Ofensas Sexuais (ABTOS). Presidente da ATF/RJ (Associação de Terapia de Casal e Familia do Estado do Rio de Janeiro 2008-2010). Coordenadora Geral da "Formação em Sexualidade Humana" e da "Formação em Terapia de Casal e Família" do IPHEM. Professora da EMERJ (Escola da Magistratura do Rio de Janeiro). Professora da Pós-Graduacao da UERJ/DECA(Direito Especial da Criança e do Adolescente). Colunista da Rádio Globo Rio no “Papo com Cristina”e “Sexo e Coisa e Tal”. Delegada Regional da SBRASH 2003-2005 e 2005-2007.



Christyne Rose Cavalcante
Ginecologista - psicóloga e sexóloga. Mestra em educação - Unicid-SP. Facilitadora de cursos de capacitação de educação e terapia sexual, em Maceió, Recife, João Pessoa, Campina Grande, Natal e Aracaju.  Escritora e palestrante.






Dalka Chaves de Almeida Ferrari
Psicóloga/PUCSP, Psicodramatista Didata Supervisora pela FEBRAP, Foco Psicoterápico e Foco Pedagógico. Especialista em Violência Doméstica pelo LACRI/IPUSP. Especialista em Psicologia Clínica e Educacional pelo Conselho Regional de Psicologia. Psicoterapeuta. No Instituto Sedes Sapientiae, atualmente, exerce as seguintes funções:  Coordenadora Geral e de Parcerias do CNRVV- Centro de    de Violência; Docente nos Cursos do CNRVV; DPS - Departamento de  Psicodrama do Sedes - "Trabalhando com Grupos" e "A Família no Judiciário". Membro da Diretoria do Instituto Sedes Sapientiae. Organizadora e co-autora  dos Livros: "O Fim do Silêncio na Violência Familiar" - Ed. Ágora/SP 2002 ; "O Fim da Omissão - A implantação de Pólos de Prevenção à Violência Doméstica" - Editado pela Fundação Abrinq/2004;   “Reconstrução  de Vidas”, Editado pela SMADS/2008.;  “Piar em ninho Virtual: Enfrentamento do Abuso On-line em megaeventos”, apoio da Childhood Brasil, Editado pela Câmara Municipal de SP; “Violação de Direitos de Crianças e Adolescentes: Perspectivas de enfrentamento – Ed. Ágora/SP 2014

Eliane Lemos
P
sicóloga, mestre em distúrbios do desenvolvimento, especialista no atendimento da pessoa com deficiência e fundadora do Instituto Entre Rodas, organização da sociedade civil que tem como missão formar liderança humanitária para igualdade de gênero e o enfrentamento a violência contra meninas e mulheres com e sem deficiência.




Hugues Costa de França Ribeiro
Prof. Assist. Dr. da Universidade Estadual Paulista- UNESP, Faculdade de Filosofia e Ciências, Campus de Marilia, SP (apos.).  Diretor Científico e atual Secretário Geral do Centro de Estudos e Pesquisas em Comportamento e Sexualidade - CEPCoS, São Paulo, SP.  Editor Assistente da Revista Brasileira de Sexualidade Humana, uma publicação da SBRASH.






Imacolada Marino Gonçalves
Psicóloga, Mestre e Doutora  em Ciências da Saúde pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Especialista em Psicologia Hospitalar,  em Psicologia da Saúde e em Saúde da Mulher e Sexualidade pelo Centro de Referência da Saúde da Mulher – Hospital Pérola Byington. Atual Coordenadora Geral de Cursos de Extensão e Pós-graduação (lato sensu) do Centro de Referência da Saúde da Mulher – Hospital Pérola Byington. Supervisora Clínica no Ambulatório na Saúde da Mulher – HPB. Professora convidada do Programa de Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia do Hospital Pérola Byington.


Iracema Teixeira
Doutora em Psicologia (UFRJ) e Mestre em Sexologia Clínica (UGF). Docente de cursos de formação e pós-graduação. Membro profissional associado ao Centro de Psicologia Formativa do Brasil, coligado ao Center for Energetic Studies, em Berkeley/Califórnia. Certificação Internacional em Positive Psychology Coaching (Positive Acorn – EUA). Presidente da Sociedade Brasileira de Estudos em Sexualidade Humana – SBRASH biênio 2014-2015.





Itor Finotelli Jr.
Psicólogo, Especialista em Gênero e Sexualidade pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Mestre e Doutor em Psicologia pela Universidade São Francisco. Presidente da Sociedade Brasileira de Estudos em Sexualidade Humana (SBRASH). Secretário Geral/Tesoureiro da World Association for Sexual Health (WAS) - gestão 2017-2021. E-mail: itor@psicoterapiasexual.com.br




Jaqueline Brendler
Médica com Título de Especialista em Ginecologia (TEGO), especializada em sexualidade humana (TESH/SBRASH) e certificação em Sexologia (AMB/FEBRASGO). Vários artigos e capítulos de livros publicados, palestrante em mais de 260 eventos científicos, incluindo congresso internacionais. Ex-presidente da SBRASH (2003-2005), Presidente do Congresso Mundial da WAS (2013). Em 2017 é membro do Comitê Executivo da WAS (Secretária Associada para as Américas), vice-presidente segunda da FLASSES, membro da Academia Internacional de Sexologia Médica (AISM) e membro da Comissão Nacional de Sexologia (FEBRASGO).




Janaína Reis
Mestre em Psicologia Clínica pela PUC/SP. Especialista em Sexualidade Humana pela FMUSP e em Terapia Cognitivo Comportamental pela FMUSP.
Colaboradora no ProSex (Programa de Estudos em Sexualidade) do IPq-FMUSP.
Atualmente coordena o grupo de Compulsão sexual.
Experiência em atendimentos individuais, casal e família




Jean Ìcaro Pujol Vezzosi
Psicólogo de atuação clínica, Pós-Graduando em Psicoterapia da Sexualidade Humana, Diversidade Sexual e de Gênero e Terapias Cognitivo-Comportamentais; é Mestrando em Psicologia Social pela PUCRS e Pesquisador dos temas de Preconceito, Vulnerabilidade e Processos Psicossociais com a Diversidade Sexual e de Gênero.





Júlia Kefalás Troncon

Mestre em Ginecologia pelo Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), Médica Assistente no Hospital das Clínicas da FMRP - Universidade de São Paulo pelo setor de Reprodução Humana e de Videoendoscopia Ginecológica e Dor Pélvica Crônica.







Lena Vilela
Especialista em educação para a sexualidade na infância e adolescência. É autora do livro DIFERENTE MAS NÃO DESIGUAL - A sexualidade no deficiente Intelectual; uma das Fundadoras e a Diretora Executiva do Instituto Kaplan; e recentemente, criou um canal de comunicação com pais sobre educação sexual, no Facebook e Youtube.




Lina Wainberg
Psicóloga, Especialista em Terapia de Casal e de Família, Mestre em Sexologia, Doutora em Psicologia. Coordenadora do Comitê de Sexualidade da SPRGS e Diretora de Titulação da SBRASH.





Márcia Rocha
Empresária, advogada integrante da Comissão da Diversidade Sexual da OAB/SP, com assento no Comitê de Direitos Sexuais da World Association for Sexual Health, pós graduada em Educação Sexual pela Unisal, coordenadora do projeto Transempregos, coautora do livro "Vidas Trans: A coragem de existir".



Mariane Castiglione
Fisioterapeuta, doutoranda em  Distúrbios da Função Sexual e Reprodutiva Masculina pela FMABC, mesre em Pesquisa em Cirurgia pela Faculdade de Ciências Médicas de São Paulo. Especialista em Sexualidade Humana FMUSP e Fisioterapeuta do Setor de Sexologia do Hospital Pérola Byington.






Mary Neide Damico Figueiró
Psicóloga e prof. Sênior da Universidade Estadual de Londrina (PR) UEL. Mestre em Psicologia Escolar, pela USP de São Paulo. Doutora em Educação pela UNESP -  Campus Marília SP.







Mônica Saldanha
E
specialista em Educação Sexual (UNISAL) e mestranda em Educação (FEUSP), integrante dos grupos de pesquisa Sexualidade Humana – UNESEX (UNISAL/Cnpq) e Estudos de Gênero, Educação e Cultura Sexual – EdGES (FEUSP/Cnpq).





Quetie Mariano Monteiro
Psicóloga do Setor de Sexologia do Centro de Referência da Saúde da Mulher – Hospital Pérola Byington e do Hospital do Mandaqui. Psicóloga clínica e Professora de cursos de pós-graduação e supervisora de estágios. Supervisora Clínica no Ambulatório na Saúde da Mulher Especialista em Psicologia da Saúde e Hospitalar, Sexualidade & Medicina Psicossomática e Psicooncologia.




Rita de Cássia Costa Moreira
Doutora e Mestra em Educação com enfoque em Gênero pela FACED/UFBA. Socióloga (UFBa). Contadora de histórias. Formadora em Direitos Humanos e Diversidade. Membro da SBRASH.







Ronaldo Zacharias
Doutor em Teologia Moral (Weston Jesuit School of Theology – Cambridge – USA) e Coordenador do curso de Pós-Graduação em Educação em Sexualidade do UNISAL.









Ralmer Nochimówski Rigoletto
Diretor do CEPCoS – Centro de
Estudos e Pesquisas em Comportamento e Sexualidade; Diretor da SLAMS – Sociedade Latino Americana de Medicina
Sexual.
Filiado à WAS – World Association for Sexual Health; Filiado à FLASSES – Federación Latinoamericana de Sexología y Educación Sexual; Filiado à ISSM – International
Society for Sexual Medicine;
Psicólogo Clínico, Especialista em Psicoterapia com Enfoque na Sexualidade, Psicodrama, Psicologia Transpessoal e Constelação Familiar Sistêmica.



Sandra Cristina Poerner Scalco

Ginecologista e Obstetra, especialista em Sexualidade Humana (SBRASH /TESH/ FEBRASGO). Terapeuta de Casais - INFAPA. Mestre em Saúde Coletiva. (Área: Saúde Mental e Sexualidade) - Universidade Luterana do Brasil e Doutoranda em Epidemiologia - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Preceptora do Serviço de Saúde Sexual em Hospital Público (SAISS/HMIPV). Subdelegada da Sociedade Brasileira de Estudos em Sexualidade Humana, Brasil (SBRASH). Secretária da Comissão Nacional Especializada em Sexologia da Federação Brasileira de Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO).




Saulo Vito Ciasca
Médico psiquiatra, psicodramatista e ator. Colaborador do AMTIGOS -  Ambulatório Transdisciplinar de Identidade de Gênero e Orientação Sexual do Instituto de Psiquiatria do HCFMUSP.





Sheila Reis
Psicóloga (Bacharel e Licenciada), Mestre em Sexologia, Especialista em Terapia de Grupo e Gerenciamento em Programas Sociais, com Pós-graduação em Administração de Recursos Humanos, Professora e Pesquisadora. Diretora da REISS Assessoria e Consultoria em Psicologia, Saúde Sexual e Reprodutiva. Diretora de Relacionamento da SBRASH.




Silvia Piedade de Moraes
Doutora em Ciências: Educação e Saúde pela UNIFESP. Pedagoga, especialista em Educação Sexual pela SBRASH, Professora no curso de Pedagogia na Universidade Guarulhos, Coordenadora de Programas Educacionais na Prefeitura de Guarulhos.







Sonia Maria Ferreira Koehler
Psicologa e Pedagoga. Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (IPUSP). Mestrado em Psicologia da Educação (PUC/SP). Especialização em Violência Doméstica contra Criança e Adolescentes (IPUSP). Especialização em Psicopedagogia (UNITAU). Especialização em Educação em Sexualidade (UNISAL). Professora pesquisadora e coordenadora do Observatório de Violências nas Escolas UNISAL. Leitora da Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade (UCB). Líder do grupo de pesquisa Violências nas Escolas. Integrante do NDE no Curso de Pedagogia do UNISAL/Lorena.




Stella Maris Maldonado de Losano
Doutora em Psicologia, Magister em Psicanálise, Médica Psiquatra, Medica Psiquiatra Infantil , Directora del Postgrado de Psiquiatria Infantil, Subdirectora del Postgrado de Psiquiatria, Integrante del Comite Contralor de Psiquiatria del Consejo Medico de la Ciudad de Cordoba.




Paulo Rennes Marçal Ribeiro
Psicólogo e Doutor em Saúde Mental. Tem Pós-Doutorado, também em Saúde Mental, é Livre-Docente em Sexologia e Educação Sexual e professor da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP, no campus de Araraquara, onde coordena o Programa de Pós-Graduação em Educação Sexual.





Maria Alves de Toledo Bruns
Dra. em Psicologia Educacional pela Unicamp e Pós doutorado pela USP.  Pedagoga, Psicanalista, Docente e Pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras da USP - Campus de Ribeirão Preto/SP no Programa de Pós-Graduação em Educação Sexual da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP-Araraquara. Líder do Grupo de Pesquisa SexualidadeVida-USP/CNPq.





Maria Jaqueline Coelho Pinto
Doutora em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras -FFCLRP/USP/Ribeirão Preto. Docente da Faculdade de Medicina de S J Rio Preto-FAMERP. Membro do Grupo de Pesquisa SexualidadeVida-USP/CNPq.



Marcelo Cardoso de Santana
Mestrado em Gerontologia pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2005). Especialização em Educação e Sexualidade UNISAL (2015). Especialização em Logoterapia Sociedade Brasileira de Logoterapia (2004). Especialização na Área da Violência Doméstica Contra Criança e Adolescente (IPUSP /1998). Bacharel em Psicologia pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo UNISAL (1999). Graduação em Psicologia pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo - UNISAL (2000). Bacharel em Ciências Militares com habilitação em Infantaria da Aeronáutica- COMANDO DA AERONÁUTICA(1990). Atualmente é Psicólogo Clínico em consultório particular com ênfase em adulto,no processo de envelhecimento e sexualidade humana. Professor no Curso de Especialização em Educação e Sexualidade UNISAL/PIO XI.



Priscila Belz
Psicóloga Clínica (UNIP), com formação em TCC, Braispotting e Gestalt Terapia






Raquel Simone Varaschin
Psicóloga, Pós-graduada em Sexualidade Humana e Pós-graduada e Especialista em Neuropsicologia. Vice-presidente da Sociedade Brasileira em Estudos em Sexualidade Humana (SBRASH), Membro da “International Society for Sexual Medicine” (ISSM) e da “Sociedad Latinoamericana de Medicina Sexual” (SLAMS) e da “Federación Latinoamericana de Sociedades de Sexología y Educación Sexual” (FLASSES)





Sheila Reis
Psicóloga (Bacharel e Licenciada), Mestre em Sexologia, Especialista em Terapia de Grupo e Gerenciamento em Programas Sociais, com Pós-graduação em Administração de Recursos Humanos, Professora e Pesquisadora. Diretora da REISS Assessoria e Consultoria em Psicologia, Saúde Sexual e Reprodutiva. Diretora de Relacionamento da SBRASH





Tatiana Silveira Leite
Psicóloga Clínica e Hospitalar, formada pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Especialização em Psicologia Hospitalar pela Faculdade de Medicina da USP, Terapeuta de Casal e Família pela Pontifica Universidade Católica (PUC/SP) e Especialista em Sexualidade Humana pela Faculdade de Medicina da USP. Personal e Executive Coach pela Sociedade Brasileira de Coach, Pós-graduada em Administração em Recursos Humanos pela Fundação Álvares Penteado (FAAP/SP) e idealizadora do Projeto Viva Sexualidade.





Talita Borges Castelão
Psicóloga Clínica (UNASP) com formação em TCC e Braispotting, Mestre em Sexualidade Humana (UGF), Doutora em Ciências (USP).






Tereza Cristina Pereira Carvalho Fagundes
Pedagoga, Mestra e Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia – UFBA. Professora Adjunta aposentada da UFBA. Pesquisadora e extensionista na área de Educação, com ênfase em Educação Sexual, Formação Docente, Educação a Distância, Memória e Relações de Gênero. Associada da SBRASH - Sociedade Brasileira de Estudos em Sexualidade Humana, desde a sua criação, sendo Delegada Regional nesta gestão.





Vânia Macedo Bressani
Psicóloga Clínica, especialista em Terapia Cognitivo Comportamental, Psicoterapia Sexual pela FLASSES, Medicina Comportamental pela UNIFESP,
Presidente do CEPCoS, Centro de Estudo e Pesquisa em Comportamento e Sexualidade  e Sexóloga  do Hospital Pérola Byington, São Paulo,  SP, Brasil.




Vanessa Nascimento Machado
Mestre em Crítica Cultural, Especialista em Educação Sexual - TESH SBRASH, docente na Universidade Estácio de Sá Campus Resende.






Yeda Maria Aguiar Portela
Psicóloga Clínica. Sexóloga. Professora Livre Docente. Doutora em Educação e Mestre em Sexologia. Diretora Tesoureira da SBRASH. Especialista em Educação Sexual. Especialista em Sexualidade Humana. Membro da Comissão Editorial da Revista Brasileira de Sexualidade Humana. Coordenadora do Projeto Sala de Acolhimento Psicológico às Mulheres em situação de Violência Doméstica (SAP-MULHER/PCERJ).  




Zenilce Vieira Bruno

Psicoterapeuta de Adolescente, Adulto e Casal, Pedagoga - Orientadora Educacional, Especialista em Educação Sexual, Especialista em Adolescência, Especialista em Sexologia Especialista em Abordagem Quântica em Saúde, Especialista em Terapia Cognitiva Comportamental, Formação em Neurolinguística, Formação em Coaching Express, Formação em Eneagrama, Delegada da Sociedade Brasileira de Estudos em Sexualidade Humana, Articulista do Jornal O Povo - Opinião, Escritora, Autora do Livro Patrimônio Afetivo, Palestrante, Consultora, Colaboradora e Colunista dos Meios de Comunicação sobre Adolescência e Sexualidade Humana







 
 
Promoção e Realização
Agência
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal