Comissão Científica - CONGRESSO BRASILEIRO DE SEXUALIDADE HUMANA

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Comissão Científica

PRESIDENTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA:

Sandra Cristina Poerner Scalco (RS)
Médica Ginecologista Obstetra. Terapeuta Sexual (TESH) e Casal (INFAPA) . Área atuação: Sexologia – FEBRASGO. Doutora em Epidemiologia. Mestre em Saúde Coletiva. Coordenadora do Serviço Saúde Sexual – SAISS (HMIPV). Membro do Conselho Deliberativo da SBRASH.  Vice-presidente Comissão Sexologia - FEBRASGO. Professora Pós-Sexologia – CEFI.




Membros da Comissão Científica

Arnaldo Barbieri Filho (SP)
Psiquiatra, Especialista em Sexualidade. Professor colaborador da Pós-Graduação em Sexualidade Humana da FMUSP. Delegado do Estado de São Paulo da SBRASH. Mestre em Psiquiatria pela FMUSP. Membro do Conselho Editorial da Revista Brasileira de Sexualidade Humana. Secretário de sexologia da APAL representando a ABP.




Alexandre Serafim (SC)
Médico psiquiatra. Graduação pela UNISUL - SC, residência médica em psiquiatria pela Clínica Heidelberg - PR, imersão
em Sexualidade Humana pelo Hospital de Sta Maria, Lisboa – PT, aperfeiçoamento em Sexualidade Humana pela FMUSP, São Paulo – SP, membro  associado SBRASH.



Ana Canosa (SP)
Psicóloga, terapeuta sexual e educadora sexual.  Docente e  Coordenadora  de cursos de especialização em  sexualidade  (UNISAL - IBCMED). Diretora-editora da SBRASH. Editora da Revista Brasileira de Sexualidade Humana (RBSH). Autora de livros e capítulos sobre temas da sexualidade. Apresenta podcast Sexoterapia,  Quadro CBN para Maiores e escreve para  Universa/uol.




Andrea Fachel Leal (RS)
Formada em Filosofia, com mestrado e doutorado em Antropologia Social - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS. Estágio pós-doutoral em Epidemiologia. Professora do Departamento de Sociologia  da UFRGS. Pesquisadora: Políticas Públicas de Saúde, Saúde Reprodutiva e Sexual e HIV/aids.






Ernani Rhoden (RS)
Professor Associado, Livre-docente de urologia da UFCSPA e Chefe do Serviço de Urologia da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, RS






Hugues Costa de França Ribeiro (SP)
Doutor em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano- USP. Professor Assistente Universidade Estadual Paulista – UNESP- SP. Diretor Científico do CEPCoS. Membro do Conselho Deliberativo da SBRASH. Editor Assistente da RBSH. Membro do Comitê Titulações - FLASSES. Autor de artigos científicos a parecerista publicações científicas.







Jaqueline Brendler (RS)
Especialista em Ginecologia. Titulação em Terapia Sexual. Sexologia como área de Atuação (TESH/SBRASH).. Atual Presidente da FLASSES, membro do Comitê Executivo da WAS, Professora da área de Sexualidade do Curso de Formação em Psiquiatria do CCYM. Vários artigos científicos publicados e palestrante internacional.






Jéssica Mayra Ferreira (SP)
Fisioterapeuta graduada pela UNIFESP, especialista em Saúde da Mulher pela UNICAMP, Mestra e Doutora em Ciências da Saúde pela UNICAMP com Doutorado Sanduíche na University of British Columbia, Canadá e Consultora em Saúde e Educação Sexual pelo Instituto Interferência.







Jussimara Souza (SC)
Médica especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela FEBRAGO,  residência médica em Ginecologia e Obstetrícia na UFSM 1987/1988, título  de especialista em sexologia humana pela FEBRASGO, Pós-Graduação em  Sexologia pela USP PROSEX, presidente da Sociedade de Ginecologia de Santa Catarina (Sogisc).







Lina Wainberg (RS)
Psicóloga, Especialista em Terapia de Casal e de Família, Mestre em Sexologia e Doutora em Psicologia. Coordenadora da Especialização em Sexologia Clínica e Diretora de Titulação Sbrash.





Lucia Alves da Silva Lara (SP)
Ginecologista, Obstetra. Área de atuação Sexologia. Mestre e Doutora em tocoginecologia – USP. Presidente Comissão Especializada de Sexologia da FEBRASGO. Coordenadora do Ambulatório de Incongruência de Gênero e do Ambulatório de Estudos em Sexualidade Humana Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, USP. Membro da Sociedade Internacional de Medicina Sexual.




Marcio Ruiz Schiavo
Prof. L.D. em Comunicação Social. CEO da Comunicarte. Fundador da FLASSES, foi Secretário da WAS. Na SBRASH, Presidente (2001-2003), Vice-Presidente (1999-2001) Secretário (2012/2013). Atualmente Coordena Comissão de Ética. Foi Diretor da RBSH, SEXUS, e Scientia Sexualis. Autor de livros e inúmeros trabalhos de saúde sexual e reprodutiva.





Maria José Pinho (BA)
Graduada em Ciências Biológicas. Doutora em Educação.  Professora do Mestrado Profissional em Educação e Diversidade/UNEB. Subdelegada SBRASH/Bahia e Secretária Geral da SBRASH.




Mariana Braga
Psicóloga clínica, especialista em educação em sexualidade e mestre em educação. Atua nas  áreas de psicologia, políticas púbicas, educação em sexualidade, prevenção as IST/Aids, direitos sexuais e reprodutivos, bullying e violências nas escolas, equidade de gênero e educação inclusiva.  Oficial de Programas da UNESCO no Brasil.





Mauro Barbosa Junior (RJ)
Fisioterapeuta Mestre em ciências; Docente de pós-graduação; Membro da comissão científica da SBRASH; Membro do Grupo de Trabalho em Gênero, Sexualidade e Diversidade da SBMFC, Membro da Câmara Técnica de Saúde da Mulher do CREFITO/RJ.






Sheila Reis (RJ)
Psicoterapeuta, Mestre em Sexologia, Especialista em: Sexualidade Humana, Terapia de Grupo e Gerenciamento em Programas Sociais; Professora de Pós-graduação em Sexualidade Humana – CBI Miami/Celso Lisboa; Orientadora em Saúde Sexual e Reprodutiva; Conselheira da BPW/RJ; Membro da FLASSES, da WAS e Presidente da SBRASH.






Sóstenes Postigo (SP)
Médico. Ginecologista e Obstetra. Aperfeiçoamento Ginecologia Endócrina, Climatério e Planejamento Familiar. Mestrado em Tocoginecologia. Doutorado em Pesquisa/ e Cirurgia - Faculdade de Ciência Médicas da Santa Casa de São Paulo. Especialização em Sexualidade Humana (USP). Presidente Associação Médica Brasileira Fitomedicina - SOBRAFITO. Membro Editorial "Human Reproduction Archives".





Tatiane Gomes  (RS)
Doutora e Mestra em Medicina - Ciências Medicas pela UFRGS, Especialista em Fisioterapia na Saúde da Mulher -ABRAFISM/COFFITO, Revisora do International Urogynecology Journal, Fisioterapeuta no Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas e Serviço de Atenção Integral a Saúde Sexual, Subdelegada da SBRASH no RS.







Tereza Cristina Pereira Carvalho Fagundes (BA)
Doutora em Educação/ Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora, pesquisadora,  extensionista e autora de livros no campo da Sexualidade Humana.  Associada Sbrash desde a sua criação, membro da diretoria em várias  gestões. Atualmente Diretora de Relacionamento e Editora Associada da RBSH.







Yeda Portela (RJ)
Psicóloga Clínica, Sexóloga, Professora, Vice-presidente da SBRASH. Doutora em Educação (UNR/UNICAMP) e Mestre em Sexologia (UGF).  Membro do Conselho Editorial da Revista Brasileira de Sexualidade Humana. É Comissária da Polícia Civil (RJ) e Coordenadora do Projeto SAP-Mulher (PCERJ-IML).







Zenilce Bruno (CE)
Psicóloga Clínica. Pedagoga. Especialista em Educação Sexual e Terapia Sexual,   Adolescência, Abordagem Quântica em Saúde e Terapia Cognitiva Comportamental. Formação em Psicodrama e Neurolinguística. Membro da Sociedade Brasileira de Estudos em Sexualidade Humana. Articulista Jornal O Povo. Autora de Livros. Consultora e Colunista da Rádio O Povo CBN.






 
Promoção e Realização
Agência
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal